Se você está pensando em alugar seu carro para motoristas de aplicativo, mas ainda está na dúvida sobre este modelo de investimento, neste artigo, vamos esclarecer quais são as diferenças entre o investimento na locação de veículos para motorista de Uber entre outros apps em relação a investimentos mais tradicionais do mercado como a renda fixa.
O mercado disponibiliza diversas opções de investimentos que variam conforme o perfil de cada investidor. Entre estas opções, temos investimentos de renda fixa como tesouro direto CDB, LCI e LCA, entre outras e os investimentos de renda variável como títulos multimercados, mercado de ações, fundos imobiliários entre outros.
Poucas pessoas veem o aluguel de veículos como um investimento em comparação às outras categorias de investimentos financeiros. Principalmente por esse investimento ser realizado diretamente com empresas especialistas no setor e não por bancos ou corretoras financeiras.
Apesar de ser pouco conhecido no mercado de investimentos, esta opção pode ser uma alternativa com alta rentabilidade para o investidor trazendo retornos imediatos.
Locação de Veículos x Renda Fixa
A renda fixa é uma modalidade de investimento muito conhecida no mercado, com ela é possível ter uma previsibilidade dos retornos obtidos, é um investimento conservador e normalmente, está relacionado ao CDI, à Selic e ao IPCA (inflação).
O rendimento nesta modalidade funciona da seguinte forma, o investidor compra ativos e recebe os juros mensais. Apesar de ser um investimento de baixo risco o rendimento também é menor quando comparado a outras modalidades.
Com a queda da taxa básica de juros, Selic, para a menor já registrada historicamente em 4,5% ao ano, muitos investidores veem buscando outras alternativas para diversificar sua carteira de investimentos.
Neste cenário vale a pena buscar por outras opções que não dependam da variação da Selic, que conforme os especialistas do setor, deve continuar reduzindo os juros durante o ano de 2020.
Já o rendimento do aluguel de carros para motorista de aplicativo, por não depender de intermediação bancária, varia conforme o modelo do carro comprado pelo locatário, os custos com manutenção e a plataforma de gerenciamento escolhida. Estando livre do ‘spread’ bancário e das variações nas taxas de juros.
Nesses casos um carro que gere um investimento de compra de até R$ 35.000,00 pode gerar ao proprietário um rendimento mensal médio de 3% ao mês. Já o rendimento baseado na taxa selic não ultrapassaria 0,5% ao mês. Muita diferença, não é mesmo?
Além disso, o carro alugado gera uma renda mensal conforme as diárias utilizadas pelos locatários. Ou seja, o proprietário do veículo recebe mensalmente o valor do rendimento, dependendo da empresa contratada para realizar o gerenciamento do veículo. No caso da GAV o pagamento é semanal.
O que achou desta modalidade de investimento?
Como você percebeu, existem muitas oportunidades de investimentos no mercado, sendo necessário que se avalie qual a melhor opção para seu perfil de investidor e momento de vida. Para quem está buscando uma renda mensal com a rentabilidade aplicada superior à renda fixa, o aluguel de veículos pode ser a melhor escolha.
Na Gav queremos que os proprietários sejam nossos parceiros de negócio, por isso, tratamos seu veículo como nosso. Entre em contato conosco, estamos prontos para lhe ajudar a garantir o sucesso do seu novo investimento.