fbpx

Como economizar gasolina na moto – Confira 12 dicas infalíveis

Saber como economizar gasolina na sua moto pode parecer difícil, mas existem algumas dicas que podem ajudar no meio da correria entre uma entrega e outra. Quem está no corre do dia a dia trabalhando com entregas sabe que o dinheiro gasto nos combustíveis faz muita diferença no final do mês.

E conseguir economizar para sobrar uma graninha é sempre uma ótima pedida, ainda mais com os aumentos absurdos no preço dos combustíveis em geral. E foi pensando nisso, que nós, da GAV Club, resolvemos trazer uma lista com as melhores dicas para facilitar suas corridas.

Continue lendo o nosso post paraficar por dentro de como usar uma moto como seu instrumento de trabalho e independência, ganhando sua grana extra. E aproveite também para aprender como ganhar dinheiro como motoboy com entregas em aplicativos. Então vamos ao que interessa!

Economizar combustível, quais as melhores formas?

Um dos maiores desafios enfrentados por quem precisa trabalhar no ramo do delivery é conseguir fazer o seu trampo e ao mesmo tempo não gastar boa parte da renda em gasolina ou algo do tipo. Por isso, saber algumas técnicas que ajudam a diminuir o gasto de combustível é muito importante.

Confira então algumas coisas que você pode fazer na hora de sair por aí na sua motoca e fazendo seus deliveries.

1. Mantenha os pneus calibrados

Uma dica que pode parecer batida ou repetitiva, mas nunca é demais lembrar que um pneu com a calibragem errada pode prejudicar o desempenho da sua motocicleta. Pneus que estejam muito cheios ou muito murchos fazem com que o motor trabalhe demais para compensar esse desequilíbrio.

Então, não dá para vacilar. Sempre faça a calibragem dos pneus de forma periódica e conforme o que o fabricante traz no manual de instruções.

2. Não acelere ou freie sem necessidade

Essa dica vai para quem gosta de dar aquela esticada na rua para logo em seguida ter que frear “em cima” do semáforo. Nós sabemos que no corre corre, quanto mais entregas você fizer, melhor. Mas isso não quer dizer que dá pra castigar a sua moto desse jeito.

Quando aceleramos demais ou freamos demais, o gasto de combustível é maior. Quanto mais constante for a velocidade, menos gasolina ou álcool o motor irá usar para se manter rodando. Então nada de frear ou sair cortando giro por aí, beleza?

3. Escolha uma moto ideal para trabalhar com delivery

Na hora de escolher o seu meio de trabalho, é bom prestar atenção e escolher um veículo que seja barato, que não precise de muita manutenção e que, principalmente, seja econômica. Outro ponto importante é se, em caso de emergência, as peças de reparo sejam baratas e fáceis de achar. Ninguém merece perder dias de tralhado parado na oficina.

E se você quiser saber mais sobre qual moto escolher para trabalhar no delivery, fique de olho nesse post logo acima que traz detalhes e os modelos mais escolhidos para começar com tudo nessa profissão.

4. Troque de marcha na hora certa

Equilíbrio é tudo! E isso vale também para o câmbio da sua moto. Não é muito legal desrespeitar os limites do motor forçando os giros até o limite ou trocando muito cedo. Lembra que falamos que essa peça funciona de forma equilibrada que ele tende a compensar o que não está em ordem?

Pois então, cortar marchas faz com que o motor trabalhe mais e gaste ainda mais gasosa. Então não vacile e ande na linha, ein.

5. Nada de acelerar uma motocicleta parada

Mais um dos vacilos que consomem combustível é aquela famosa acelerada, que a gente sabe que é à toa, ao parar no semáforo, por exemplo. Não tem jeito mais fácil de gastar gasolina do que dessa forma.

Então fica de olho, só acelere se for realmente arrancar com a moto. Caso contrário, você só estará queimando gasolina ou álcool para nada.

6. Faça a manutenção do filtro de ar

Por que o filtro de ar é uma das peças mais decisivas quando o assunto é economia? No começo pode parecer uma informação sem sentido, mas o que muita gente não sabe é que o filtro é o responsável por liberar ar no interior do motor, dando o que é necessário para o a queima da gasolina, por exemplo.

Caso o filtro fique sujo e não consiga filtrar bem o ar, o motor se força a trabalhar mais para compensar, gastando ainda mais do que antes.

7. Não acelere demais durante as subidas

Se em um dos seus corres tiver uma subida, não perca tempo tentado subir levando sua motoca a trabalhar com uma alta aceleração. Isso não faz com que ela suba mais rápido, apenas coloca o coração da sua magrela no limite.

Você vai ouvir aquele som forte de giros em alta velocidade e não verá o resultado na aceleração. Só o aumento no bolso é que vai levar a bronca.

8. Ponto morto não economiza combustível

E por falar em giros altos, descer a marcha para colocar no ponto morto também já foi provado como não efeito. Muito pelo contrário, manter o motor funcionando em ponto morto continua gastando e não faz muito bem pra saúde da sua moto.

9 Cuidado com o peso excessivo

Exagerar na carga transportada na sua moto pode – e provavelmente vai – trazer resultados ruins para uma estrutura que não está preparada para isso.

Então faça as contas e veja antes de sair por aí com marmitinhas mil, se o modelo da sua magrela seja forte o suficiente para aguentar essa belezinha.

10. Nada de aquecer o motor antes de sair

Essa é outra prática muito comum entre os donos de carros e motos, principalmente os movidos a álcool que não tinham injeção direta. Nos modelos atuais, essas peças facilitam a comunicação entre as partes e não é mais necessário fazer isso.

Ficar com a moto ligada “esperando” o motor se aquecer só aumenta os gastos e não melhora, de verdade, o desempenho para o veículo.

11. Conheça sua moto e leia o manual do fabricante

Saber o que o fabricante indica para aumentar a vida útil da sua moto é muito inteligente. O manual deve ser o seu melhor amigo. Nele estão presentes todas as dicas para manter sua motocicleta rodando da melhor maneira.

E pode parecer besteira, mas qualquer veículo roda mais e melhor, gastando menos gasolina quando está com as peças bem cuidadas e com a manutenção em dia. Então chegou a hora de pegar aquele manual esquecido no fundo da gaveta e conhecer melhor o seu instrumento de trabalho.

12. Abasteça em um posto de confiança

Última dica, porém não menos importante! De nada adianta seguir as dicas acima se o que você põe na sua moto não for de qualidade. Estudos mostram que o desempenho cai, os quilômetros por litro também e você corre até o risco de ter peças danificadas por combustíveis adulterados.

É como aquele velho ditado, “as vezes o barato sai caro”. Se você ainda não tem um lugar de boa procedência, converse com o pessoal que trabalha na mesma área e peça dicas para não errar nessa parte. Nem sempre é bom pegar tudo do mais barato, principalmente quando estamos falando de boa qualidade.

Aproveite os benefícios da economia

Seguindo essas dicas, as contas ficarão mais leves e seu trampo vai render muito mais. Com o dinheiro que sobrar, dá pra trocar de modelo, investir em você ou fazer alguma melhoria. Economizar combustível pode parecer uma tarefa impossível, mas seguindo alguns passos a diferença irá aparecer no fim do mês, com certeza!

E para ficar sabendo de mais dicas de economia, benefícios e empreendedorismo, fique de olho no blog da GAV Club para ter os conteúdos mais relevantes da área.

Ah! Aproveite e veja também nosso post sobre como se tornar um motorista de app.

E até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts em destaque
Menu