fbpx

Seguro ou proteção veicular? Entenda a diferença

Doutor Multas, o Brasil tem cerca de 84 milhões de veículos registrados. Mas apenas ¼ deles possui algum seguro ou proteção veicular. A contratação desse tipo de serviço gera muitas dúvidas para o motorista, que nem sempre sabe as diferenças entre os dois. Por isso, trazemos informações para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar na melhor escolha para o seu veículo. [caption id="attachment_128" align="alignright" width="300"]Carro estragado / amassado por batida - proteção veicular Foto: Creative Commons[/caption] O mercado de seguros integra a iniciativa privada, enquanto as associações são pessoas jurídicas sem fins lucrativos. Diferente das seguradoras, elas têm ideias de cooperação e junção de forças por um bem comum. Cada uma das modalidades é regulada por um órgão específico. Saiba mais:

Seguro

O segurado, através do pagamento antecipado, transfere o risco de seu veículo para a empresa, para possíveis danos futuros. Portanto, o carro só está protegido com o benefício depois de inspeção e avaliações. São levadas em conta as características de seu dono, como sexo e idade, além do tempo de habilitação, endereço, número de condutores e se há garagem. Furtos, batidas, acidentes e outros se tornam responsabilidade da corretora de seguros contratada. As seguradoras são reguladas pelo SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e periodicamente pelo Ministério da Fazenda. Possuem legislação própria e fiscalização rigorosa. Isso costuma passar mais confiança ao contratante. Normalmente, elas estão associadas a bancos. Ao contratar o seguro, é assinada uma apólice, contrato com todas as responsabilidades e direitos de ambos os lados. Os serviços que serão cobertos e todos os detalhes ficam descritos claramente. O valor é bem mais alto e sujeito a alterações, porém fixo e mensal, podendo ser pago parcelado ou de uma só vez. Porém, para quem já utiliza seguro e não o acionou nenhuma vez ou não precisa há um tempo, podem haver descontos e deduções no preço da renovação.

Proteção veicular

A proteção veicular é realizada por cooperativas com a divisão dos riscos dos veículos entre todos os sócios. Isso evita prejuízos em casos de acidente, por exemplo. As regras internas são determinadas por seus membros. O uso dos serviços é liberado logo após a assinatura do contrato, mesmo antes das avaliações. São levadas em conta, assim, apenas as características do carro do contratante, nunca o perfil dos condutores, havendo igualdade entre os associados. Ao invés de pagar pelos sinistros futuros, a pessoa paga pelos eventos passados. Há um contrato de responsabilidade mútua que divide os riscos com os outros associados. Não há apólice como no seguro. Todos são responsáveis por todos. Apesar da regulação pela OCB (Organização de Cooperativas Brasileiras), não existe garantia pelo código de defesa do consumidor, pois os associados não são considerados consumidores. Uma desvantagem a ser considerada é que alguns integrantes podem ser mais descuidados e se envolverem em acidentes com mais frequência. Isso aumenta os gastos a serem divididos entre os participantes para o pagamento da despesa. Por não haver fins lucrativos, a proteção veicular é muito mais barata que o seguro. A cooperativa cobrará o valor mensal da taxa administrativa e rateio do que foi pago no mês anterior. O grupo se une e divide entre si os prejuízos ocorridos no período.

Seguro ou proteção veicular: qual escolher?

A proteção veicular é mais barata, enquanto o seguro é menos incerto. As associações são ideais para quem não pode ou não está disposto a arcar com os custos mais altos de uma seguradora tradicional. E para quem opta por alugar um carro, não comprar. Na hora de tomar uma decisão, é importante considerar o tipo de serviço e proteção que você procura. Busque a melhor relação custo x benefício, faça perguntas a usuários da empresa ou associação que você deseja contratar! Converse com os representantes, tire todas as suas dúvidas e faça pesquisas na internet sobre a reputação do local. Essas são algumas dicas para te ajudar!   Em caso de aluguel de carro para motorista de aplicativo, a GAV indica a proteção veicular. O custo é infinitamente menor. Alugue seu veículo agora e aumente os seus lucros!]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts em destaque
Menu