fbpx

Entendendo a preferência de região: mais uma funcionalidade UBER

A preferência de direção, uma função relativamente nova, veio como mais uma facilidade para os motoristas, que agora podem escolher, por tempo determinado, receber apenas corridas que comecem e terminem dentro de uma região específica da cidade.

Imagem de uma pessoa segurando o celular com o aplicativo do uber aberto.

Esse novo recurso, acabou gerando algumas dúvidas entre quem trabalha em parceria com a plataforma. Uma delas, é será que a preferência de direção ou região chegou para substituir a opção de destino definido, de tanta ajuda para quem é motorista.

Imagem de um rapaz com a mão no queixo e pontos de interrogação ao lado da sua cabeça.

Dessa forma, quem está no volante pode selecionar melhor, de acordo com a região que considera melhor durante o seu expediente. Essa função, que pode ser escolhida por até seis horas, chegou como uma ótima alternativa para restringir o aparecimento de viagens para lugares muito longe ou que você prefira não ir.

Imagem de um celular em um suporte no vidro do carro com uma pessoa utilizando o celular.

Acompanhe conosco esse post que explica com detalhes como funciona esse recurso incrível e que tem potencial para tornar seu trabalho mais lucrativo e confortável.

Banner da GAV referente a "entenda a função".

Preferência de região: como funciona esse recurso da Uber

Imagine o seguinte cenário, você trabalha em uma cidade grande e está começando o seu dia. Porém, no seu itinerário, existem alguns bairros ou localidades que não acabam não compensando aceitar uma viagem, seja por ser uma zona perigosa ou por ser “fora de mão”.

Imagem de um mapa.

Agora, através do aplicativo, é possível escolher receber apenas viagens que comecem e terminem em regiões específicas da sua cidade. Assim, fica mais fácil otimizar sua rotina e tirar o melhor proveito dos pontos mais movimentados e que podem gerar mais lucro.

Imagem de um celular com a aba de serviços do uber aberto.

E para achegar até essa função, basta seguir o passo a passo descrito logo abaixo:

Imagem de uma pessoa mexendo no celular dentro do carro.
  • Abra o seu aplicativo Uber Driver ou Motorista;
  • Acesse o menu principal do aplicativo e arraste para cima para chegar até as preferências;
  • Em seguida, geralmente abaixo da opção “Aceitar Dinheiro”, estará disponível “Preferência de Região” juntamente com o tempo restante de uso dessa configuração. Durante a fase de testes, esse tempo poderia variar em até duas horas, depois acabou evoluindo para seis horas diárias e ainda pode ter seu tempo aumentado de acordo com decisões da empresa.
  • Após o terceiro passo: clique sobre o nome e selecione as regiões de sua escolha e pronto! Suas rotas serão selecionadas de acordo com as regiões escolhidas por você, por até seis horas por dia!
  • Após esse período, o aplicativo enviará passageiros de qualquer localização, assim como seria feito antes da função de escolha por região.

E algo importante que deve ser considerado aqui, poder escolher a sua preferência de região não exclui o recurso de destino definido. São coisas diferentes e independentes uma da outra.

Imagem de um homem segurando o celular e dirigindo.

Por isso, é muito importante ter um bom conhecimento sobre os pontos mais movimentados e os horários de pico, onde o seu lucro será maior. Com uma boa estratégia de conhecimento sobre as demandas de cada ponto da cidade fica mais fácil escolher os locais onde seu lucro será maior relacionado ao tanto de quilômetros rodados.

Imagem de um celular com o maps aberto.

Posso escolher o tipo de viagem?

Sim! Além de escolher quais são as regiões que você gostaria de operar durante o dia, o aplicativo oferece a opção de delimitar qual tipo de viagem escolher, se prefere operar com UberX, UberEATS e mais.

Imagem de uma pessoa utilizando o aplicativo do Uber.

Então, mesmo que as suas viagens sejam em UberSELECT, UberEats e também o UberX, é possível escolher operar no dia apenas usando duas modalidades, menos ou mais. Assim, fica muito mais tranquilo trabalhar com calma e do jeito que você quiser na hora de fazer uma “graninha” ou renda extra pra complementar em casa.

Imagem de um senhor dentro do carro mexendo no celular.

E o destino definido da Uber, será que a empresa irá mantê-lo?

O destino definido, para quem não conhece, é mais uma das ferramentas que o aplicativo dispõe para ajudar os motoristas. Nesse caso, em momentos que você queira arrumar uma viagem para perto da sua casa, por exemplo, ativando o ponto específico, viagens no mesmo rumo ou perto irão aparecer para que seja mais fácil chegar ao seu destino sem “queimar” uma viagem.

imagem de uma pessoa segurando o celular abrindo o aplicativo do uber dentro do carro.

Por esse motivo, não há previsão ou comentário da empresa de que essa modalidade seja removida, já que ela não tem relação com o modo preferência de região. Na verdade, unir as duas modalidades pode ser muito proveitoso, desde que você avalie bem quando aceitar corridas, levando em conta não só os valore e sim valores x quilometragem.

Imagem de uma pessoa dirigindo, comas duas mãos no volante.

Compensa usar a preferência de direção?

A resposta é, depende. O que vai fazer ou não com que essa função seja lucrativa para você é a maneira como você irá usá-la. Então, entender como o aplicativo funciona, escolher bem os horários e regiões, fazer os cálculos corretos na hora de determinar se uma corrida vale à pena.

imagem de um carrinho de brinquedo em cima do dinheiro de papel.

Então, usar essa e outras ferramentas na hora de fazer o seu dinheiro deve ser feito de maneira mais analisada e sem pressa. Portanto, analise qual é a melhor maneira de usar esse e outros recursos da Uber no seu trabalho e de acordo com a sua realidade.

imagem de um rapaz dentro do carro  cumprimentando outra pessoa.

Assim, o seu ganho será garantido e a sua liberdade de trabalho não será perdida, usando um carro alugado ou não. Adquira sua independência financeira usando as estratégias corretas e saia na frente!

imagem de uma pessoa utilizando uma calculadora, um caderno  e varias moedas em cima da mesa.

E para saber mais sobre os conteúdos da GAV CLUB para continuar por dentro do universo dos motoristas de aplicativo, confira o nosso blog que está recheado de conteúdos importantes sobre aluguel de veículos, dicas e renda extra.

imagem do print do blog da GAV

Até a próxima!

Banner da GAV com um carro e uma pessoa segurando um celular na frente do carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Posts em destaque
Menu